sexta-feira, 11 de junho de 2010

JUSTIÇA DETERMINA QUE ANATEL LIBERE O USO GRATUITO DO SMS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.

A Justiça Federal em São Paulo determinou, por meio de liminar, que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) regule, fiscalize e assegure, em um prazo de 60 dias, o uso gratuito do serviço de mensagens curtas (SMS) por celular para situações de emergência.
De acordo com informações da Agência Brasil, os "torpedos" seriam enviados à Polícia (190) e ao Corpo de Bombeiros (193) em ocasiões que a comunicação de urgência fosse necessária.

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo informou que, desde 2008, a Polícia Militar do estado e o Corpo de Bombeiros reivindicam a regulamentação do serviço à Anatel. Ambas as corporações já contam com um sistema chamado contact center, que pode receber mensagens SMS e está pronto para entrar em operação.

Decisão:

Na decisão, o juiz federal Douglas Camarinha Gonzales, da 7ª Vara Federal Cível, determina que o serviço de emergência deverá ser gratuito e à disposição de todos os usuários de telefonia móvel.

De acordo com o MPF, a agência afirmou não existir qualquer tipo de impedimento técnico para implementação do serviço de envio de mensagens de texto via celular para comunicações de emergência e que bastava apenas uma decisão administrativa da própria agência reguladora, que, segundo o MPF, não sabia o motivo da demora para regulamentar a questão.
FONTE: Legis Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...