sexta-feira, 26 de abril de 2013

A visibilidade do advogado na era digital.


Conforme sabemos, hoje vivemos em uma era chamada de “era digital” onde o dinamismo encontra-se presente em todo momento, até mesmo no mercado da advocacia. Em uma era em que o direito encontra-se exposto e bem mais claro para todos, onde desta maneira, com o passar dos tempos o cliente torna-se cada vez  mais exigente. Como se diferenciar dos demais? Como ser percebido pelo mercado?  Através do Marketing, é claro. Aqui veremos algumas sugestões de como se destacar:

 Escrever artigos jurídicos: Escrever é uma prática corriqueira de um advogado atuante, geralmente escrevemos com uma linguagem rebuscada, o chamado “juridiquês”. É de se observar que hoje em dia não só advogados, magistrados, estudantes ,bacharéis etc. estão interessados em assuntos jurídicos, mas a sociedade como um todo, portanto é importante que se escreva de modo que atinja a qualquer público. Para publicar seus artigos procure locais que disponham deste espaço sites como o Jurisconsul, jornais, revistas jurídicas etc.

 Crie um blog ou um site: De uma forma ou de outra o blog é uma ótima maneira de interagir com o mercado, mantenha o foco na área em que você atua, isso cria facilitadores na hora de interagir com as pessoas, responder perguntas e até mesmo criticar certos acontecimentos, afinal, não é interessante falarmos de nada que não possuímos domínio. A medida que você passa informações, você também se mantém informado. Se você tem um escritório crie um site, hoje em dia grande parte da captação de escritório de advocacia para correspondências se faz desta forma, através de busca por site de escritórios.

 Esteja nas redes sociais:  Hoje em dia quem não está nas redes sociais? Todos estão, e não é você que vai ficar de fora, mas observe, esse tipo de rede pode expor muito o profissional , por isso você tem que saber usufruir desta ferramenta, ou seja,  use com único objetivo: contatos profissionais. Por experiência própria uso bastante o twitter e o Facebook para divulgar o Jurisconsul, postando chamadas das publicações, bem como interagindo com o público através de enquetes, respondendo dúvidas, debatendo assuntos da atualidade, etc. Escolha a mais viável para você e não fique de fora.

 Crie videos: Qualquer pessoa com uma câmera ou até mesmo um celular hoje cria videos, e por que não criar videos informativos? Estes videos podem ser postados em seu blog, site do seu escritório ou até mesmo em sites como o youtube. Ideias? Faça de suas próprias experiências no qual obteve êxito o temas para seus videos. Todos gostam deste tipo de informação, afinal esporadicamente fazemos consultas sobre assuntos que não dominamos. Ex: Postar videos respondendo dúvidas jurídicas da sociedade.

  Participe de palestras: Palestrar é importantíssimo para visibilidade de um advogado, facilmente você é percebido pelo mercado, afinal palestrar demonstra que você tem pleno domínio do tema escolhido, isso lhe trará com certeza um status “ad quem” . Você pode começar palestrando no seu próprio escritório para seus clientes ou para os advogados e estagiários, ou até mesmo fazer palestras online. Demonstrar conhecimento nunca é demais.

 Pratique o network: Conheça pessoas sempre. Troque cartões, fale com todos sobre sua profissão, todas essas ideias anteriormente citadas são ótimas para interação com o marcado, porém o que mais vale é o velho boca-boca. Afinal o mundo é movido a relacionamentos e uma indicação é muito valiosa, uma coisa chama a outra.

Estes são alguns passos para um advogado que deseja obter visibilidade, é óbvio que você não terá tempo para seguir todos eles, porém o mais importante é ter foco no cliente, foco na sua área, afinal ninguém é bom em tudo, mas você pode ser o melhor na área que escolheu para atuar, network é essencial, jamais esqueça disso. Porém o que lhe fará ter destaque é como você atua, como trata seu cliente, faça de cada cliente o seu maior cliente, não esconda nada, preste informações, afinal você tem por obrigação deixar seu cliente a parte de como anda o processo, daí surgirão indicações, elogios etc.


Renata Couto
Advogada e diretora geral do Jurisconsul.

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