domingo, 3 de outubro de 2010

Mais de 135 milhões de brasileiros estão aptos a votar.

Os mais de 135,8 milhões de brasileiros aptos a votar, no Brasil e no exterior, escolhem neste domingo (3/10) o 36º presidente do Brasil em 121 anos de República. Também serão eleitos governadores de estado, deputados estaduais e federais e senadores do País. Ao todo, os eleitores vão escolher 1.654 representantes que exercerão os mandatos nos próximos quatro anos, à exceção dos senadores, cujo mandato é de oito anos.

O número de eleitores nestas eleições é 7,8% maior que o da última eleição presidencial, de 2006, o que faz do Brasil a quarta democracia no mundo. As mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro pela terceira vez consecutiva, com 51,8% dos eleitores. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o perfil básico do eleitor é formado por mulheres com idade entre 25 e 34 anos.

A votação ocorre das 8h às 17h, respeitado o horário local, e todos os eleitores vão votar por meio da urna eletrônica, o que já acontece desde 2000.

Para votar, o eleitor poderá apresentar apenas um documento oficial com foto e não levar o título, conforme decidido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (30/9). São considerados como documentos oficiais a carteira de identidade, carteira de identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade.

FONTE: última Instância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...