sexta-feira, 29 de junho de 2012

TRF 5ª Região abre cadastro de reserva para Técnico e Analista Judiciário.


Com execução técnico-administrativa da Fundação Carlos Chagas (FCC) foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29, o edital de abertura do concurso público do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), destinado a formação de cadastros de reserva dos cargos de Técnico e Analista Judiciário.

STJ aprova 10 novas súmulas.

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou nesta quinta-feira (28) dez novas súmulas. Elas são o resumo de entendimento consolidado nos julgamentos da Corte. Embora não tenham efeito vinculante, servem de orientação a toda a comunidade jurídica sobre a jurisprudência firmada pelo tribunal que tem a missão constitucional de unificar a interpretação da lei federal no país. Confira os enunciados: 

Omissão obriga Google a indenizar em R$ 20 mil homem difamado em blog.


A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve condenação da Google Brasil Internet Ltda. a pagar indenização por danos morais, no valor de R$ 20 mil, por não ter retirado do ar ofensas publicadas em blog contra diretor de faculdade em Minas Gerais. 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Condenado por tráfico de drogas pode iniciar pena em regime semiaberto, diz STF.

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (28/6), STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que pessoas condenadas por crime de tráfico têm direito a iniciar o cumprimento da pena em regime semiaberto.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Supermercado indenizará empregado que sofreu dois acidentes graves em 60 dias.


Um auxiliar de armazém do Atacadão Distribuição Comércio e Indústria Ltda., de Cuiabá (MT), será indenizado por danos moais e materiais por ter sofrido dois acidentes de trabalho num intervalo de 60 dias. Para a Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, a ocorrência de dois acidentes sucessivos, decorrentes da execução de tarefas rotineiras, demonstra a negligência da empresa com a segurança dos trabalhadores.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

STJ DECIDE: Ofensa deve ser retirada de rede social em até 24 horas.


A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que mensagens ofensivas publicadas em rede sociais, como Orkut e Facebook, devem ser retiradas do ar em até 24 horas após a denúncia por parte de algum internauta.

Atraso na homologação rescisória no sindicato não gera multa do artigo 477 da CLT.


Com o entendimento que uma vez pagas as verbas rescisórias no prazo, a homologação tardia da rescisão não gera a multa do artigo 477 da CLT, a Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que isentou o Banco IBI S. A. – Banco Múltiplo do pagamento da multa a uma empregada terceirizada que vinha pretendendo enquadramento na categoria profissional dos bancários.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em PE, lei muda e seguradoras não podem mais determinar oficinas.

As pessoas que se envolverem em algum acidente de trânsito e têm uma oficina de confiança ou de preferência poderão acioná-las para realizar o serviço. Isso porque o governador Eduardo Campos sancionou a Lei nº 14.692, de autoria do deputado estadual Ricardo Costa (PTC), que assegura ao consumidor o direito de escolher livremente a oficina que fará o serviço. O direito se estende ao terceiro envolvido no acidente. Caso não haja consenso, a seguradora deverá respeitar a escolha de cada um, separadamente.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Comissão de juristas conclui anteprojeto do novo Código Penal.


A comissão de juristas que elaborou o anteprojeto do novo Código Penal concluiu seus trabalhos nessa segunda-feira (18). A redação final foi formalmente votada pelos membros da comissão, conforme estabelece o regimento interno do Senado Federal.

Ministro Dias Toffoli concede em parte liminar a senador Demóstenes Torres.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli concedeu em parte o pedido de liminar do senador Demóstenes Torres (sem partido/Goiás) para suspender a votação do relatório final do processo disciplinar aberto contra o parlamentar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dano moral coletivo avança e inova na jurisprudência do STJ.

A possibilidade de indenização por dano moral está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso V. 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Trabalho escravo entra na lista de crimes hediondos.

A progressão de regime também é mais difícil para esses casos: só ocorre após o cumprimento da metade da pena. 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Juristas excluem corrupção do rol dos crimes hediondos.

A comissão de juristas do Senado que discute mudanças ao Código Penal decidiu nesta segunda-feira não incluir a corrupção praticada contra a administração pública na lista de crimes considerados hediondos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lei garante assistência aos incapazes de gerir seus próprios interesses.


Um princípio básico estabelecido na Constituição brasileira é o da dignidade da pessoa humana. A partir dele, surgem os direitos e garantias fundamentais, direcionados à proteção e ao bem-estar de todos. Entretanto, mesmo cercadas de direitos assegurados pelo ordenamento jurídico, algumas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lei de Improbidade é revolucionária, diz Ayres Britto.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ayres Britto, destacou, nesta quinta-feira (31/5), o caráter “revolucionário” da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429 de 1992), afirmando que ela promoveu transformações na cultura brasileira ao punir com severidade os desvios de conduta dos agentes públicos. O ministro abordou o tema durante a abertura do Seminário de Probidade Administrativa, promovido pelo CNJ.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...