sábado, 18 de dezembro de 2010

Desembargador em decisão pede suspensão de prova da OAB.

O desembargador Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Federal Regional da 5º Região, em Recife, decidiu na sexta-feira que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve inscrever todos os bacharéis em Direito, sem que tenham passado pela prova de admissão da Ordem. Ele classificou como institucional a necessidade de fazer o exame para ter o direito de advogar.

Por sua vez, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, viu interesses pessoais na decisão do desembargador, já que ele teria um filho formado em Direito que teria sido reprovado quatro vezes na prova da Ordem. Para Cavalcante, "a isenção dele está comprometida".

O presidente da Ordem afirmou que se preocupa com a qualidade do ensino, já que, segundo ele, cerca de 100 mil alunos de Direito se formam anualmente. Ele também disse que o objetivo do exame é "proteger a sociedade".

FONTE: SRZD

6 comentários:

  1. Estou a favor a decisao do desembargador, visto que a ordem dos advogados do brasil tem que se preocupar com a qualidade do ensino e tb com o número assustador de faculdades de direito que surgem a cada ano.!!

    ResponderExcluir
  2. Estou a favor da decisão do desembargador, uma vez que, só os bachareis em direito tem que fazer uma prova para poder exercer a profissão. Acho inscontitucional.

    ResponderExcluir
  3. Também sou favorável a decisão do MM. Desembargador, pois a área de Medicina que trata da saúde, vida das pessoas,etc... não é exigido passar qualquer tipo de exame.. Entendo que a rigidez em relação à nobre área do direito deveria começar nas Universidades.
    Mas dificilmente isso será mudado, afinal, atualmente são R$ 200,00 reais por candidato!!!
    OAB = verdadeiro comércio.. Mas tem alguém que está vendo tudo isso.
    Abços - REL, SP

    ResponderExcluir
  4. EXATO, CONCORDO COM O COMENTARIO ACIMA, A OAB NAO TEM NENHUMA INTENCAO EM AJUDAR OS BACHAREIS, POIS A CADA CONCURSO SAO MAIS DE 30 MIL INSCRITOS A 200,00 CADA, 3 VEZES AO ANO....PORQUE A OAB TERIA ALGUN INTERESSE....O ENSINO NEM É TAO RUIM ASSIM...EU ESTUDEI NUMA EXCELENTE FACULDADE, FUI BOA ALUNA, GOSTO DO DIREITO, TENHO MUITA FACILIDADE, E AINDA NAO CONSEGUI PASSAR.....TAMBÉM ACHO QUE A ÁREA DA SAÚDE QUE SE TRATA DAS VIDAS DAS PESSOAS NAO TEM QUE SE FAZER PROVA NENHUMA, E SE NA HORA O PROFISSIONAL NAO SOUBER O QUE FAZER ELE PODE MATAR, NAO SE EXIGE NADA, AO CONTRARIO DO DIREITO QUE SE PODE CONSULTAR A LEI A QUALQUER MOMENTO, SE COLOCA TODO ESE IMPEDIMENTO...E A CADA REPROVA, VAI FICANDO MAIS DIFICIL, PORQUE VAI SE DESATUALIZANDO.....
    QUE ESSE DESEMBARGADOR NAO MUDE SUA DECISAO, E QUE DESEMBARGADORES DE SAO PAULO, E DE TODO BRASIL, COPIE ESSA SÁBIA DECISAO, PORQUE A OAB, CERTAMENTE NAO DIFICULTA PENSANDO NA QUALIDADE DO PROFISSIONAL, MAS SIM NO LUCRO QUE TEM COM ISSO, COM OS NUMEROS QUE ARRECADA
    EU DEMOREI 8 ANOS PRA ME FORMAR, PORQUE TIVE QUE PARAR 3 VEZES, PORQUE É CARO, E AGORA FAZ 5 QUE ME FORMEI E AINDA NAO SOU ADVOGADA, ISSO É UM VERDADEIRO ABSURDO.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente eu não entendo como existe gente que defende uma decisão dessas. Sou Advogada e acho que o exame é basilar para que possamos filtrar os profissionais de nossa area. Se com o exame já temos péssimos profissionais imagine sem ele. Vocês tem que entender que isso é bom pra vocês mesmos, nossa profissão nos dá um status ad quem justamente por conta do exame de ordem e da "dificuldade" de passar nele. Que FRIZE-SE, quem passa numa OAB e dps vai fazer um concurso ve que a coisa mais fácil do mundo é passar na OAB, que só requer do examinado o BÁSICO do direito.

    ResponderExcluir
  6. Jéssica, a OAB é um verdadeiro comércio sim! Não há necessidade de os candidatos à prova da OAB pagarem uma taxa tão custosa assim.
    Além disso, não sou contra o exame da OAB, mas à favor da justiça... Os exames atuais não é e nunca será possível verificar que está apto a ser advogado. Estou certo que nem você e nenhum desambargador estaria apto a alcançar 50% de pontuação dos exames atuais.
    ERL / SP
    Descordo completamente de você.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...